quarta-feira, 17 de outubro de 2012

2º lição em Scratch


   Nesta segunda aula onde estivemos a trabalhar com o Scratch, o desafio lançado pelo professor foi de fazermos um jogo criando movimento com as personagens que te vou mostrar a seguir.
    Para isso tivemos de seguir alguns passos que te vou explicar ao longo desta mensagem.

  Em primeiro lugar começamos por criar a nossa personagem que neste caso foi um tubarão. Nesta mesma personagens utilizamos três trajes, para conseguirmos criar a sensação de movimento.


  Para conseguires fazer este movimento, tens apenas que utilizar alguns comandos tais como o comando de controlo, de movimento, de aparência entre outros.... 
  Não te esqueças de programar o tempo para que a personagem mude de traje e assim conseguirás movimentá-la. Podes ainda  fazer falas para que seja mais divertido ...


  De seguida, tens que criar outra personagem nós utilizamos um caranguejo, mas podes escolher a que quiseres!



  Depois de teres criado a personagem e para que o jogo faça sentido tens que criar movimento tal como fizemos com o tubarão, mas utilizando outras funções.


  Mas, mais importante que tudo é criares um cenário e, para isso, basta ires aos fundos de tela.
 Lá encontrarás um cenário como este e para que o jogo se torne mais engraçado podes também dar movimento ao cenário criando dois fundos de tela. 




   Por fim , é só divertires-te movimentando o tubarão com as setas (direita, esquerda, cima e baixo) para que ele como o caranguejo! Se quiseres podes criar mais personagens e assim o jogo torna-se ainda mais divertido.



  Bom trabalho ! 



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